::: Fernando Potrick - Jornalismo Online :::

Blog dedicado à disciplina de Jornalismo Online, do curso de Jornalismo da UNISINOS. Este veículo disponibilizará, toda sexta-feira, textos escritos exclusivamente para essa cadeira.

31 março 2006

Comparações - Internacional

No portal O Último Segundo, do IG a notícia (veja aqui) de que o papa Bento XVI nomeou seus primeiros 15 cardeais foi tratada de modo bastante confuso. O lead da matéria está em negrito embaixo do título, após a fonte (Agência Estado, que aparece duas vezes) e a informação do dia e a hora em que a notícia foi incluída. A fonte em negrito que é usada para o lead torna a leitura incômoda e palavras como “consistório” junto à tentativa de uma aproximação com o leitor (o uso da expressão “príncipes da igreja”) dá uma impressão bastante desastrada da notícia. A redação parece descuidada. Abaixo, após o que parece ser um link, vem o resto da notícia, que não se vê logo que a tela entra. Resumindo, parece uma colagem vagabunda. Nem chama muita atenção para as informações da notícia.

Na Folha Online o título é a primeira coisa a chamar a atenção (vem depois da data e da hora). É um título conciso, apesar de uma justaposição incômoda dos números 15 e 16 (em vez de XVI como é praxe para papas, dando a entender que é intencional para chamar a atenção). A fonte é do Vaticano e o texto é hierarquizado, passando do evento para os nomeados, e só depois entrando em citações da cerimônia. Há uma foto na reportagem.(Veja a notícia.)Em O Globo Online, a notícia é breve e seca, mas bem feita e contém todas as informações importantes. Não há ilustrações. (Veja aqui)No site do Terra, a notícia vem acompanhada de uma foto grande. O título e a fonte são discretos, mas fáceis e uniformes. Praticamente toda a informação importante está no primeiro parágrafo da notícia, que é redigida de forma breve. A foto é quase auto-explicativa (veja), ao contrário da diagramação confusa do Último Segundo, que aparece com uma grande propaganda ao lado (alguém pode imaginar um papa louro com cara de sem-vergonha? Aliás, ele não é assim, é?)