::: Fernando Potrick - Jornalismo Online :::

Blog dedicado à disciplina de Jornalismo Online, do curso de Jornalismo da UNISINOS. Este veículo disponibilizará, toda sexta-feira, textos escritos exclusivamente para essa cadeira.

31 março 2006

Comparações - Esporte

Nas quatro notícias, o título é praticamente o mesmo. O IG e o Terra destacam a ausência de Guga. A Folha agrega uma foto de Meligeni à notícia. Com exceção do IG, as matérias oferecem, ao final, links de apoio para notícias que, de alguma forma, tenham relação com o assunto da matéria.
As notícias veiculadas pelo Terra e pelo IG usaram a agência Reuters como fonte, por conseguinte os textos são exatamente iguais, alterando-se somente o título e a diagramação. As quatro matérias possuem a declaração dada por Meligeni à imprensa. Os textos da Globo e da Folha são mais completos, informando também a colocação dos tenistas ao lado dos seus nomes, além de dispor as informações em ordem de importância, diferentemente do texto da Reuters.
Os parágrafos dos textos da Folha e da Globo estão dispostos em 3 e 4 blocos, respectivamente, o que é mais agradável e facilita a leitura. Os textos do Terra e do IG estão divididos em 7 partes. Nenhum dos quatro apresenta construções hipertextuais, somente links para outras matérias do site.