::: Fernando Potrick - Jornalismo Online :::

Blog dedicado à disciplina de Jornalismo Online, do curso de Jornalismo da UNISINOS. Este veículo disponibilizará, toda sexta-feira, textos escritos exclusivamente para essa cadeira.

24 março 2006

Celular Popular

Há quinze anos, no Brasil, um aparelho de telefone móvel não passava de uma simples forma de comunicação. Servia apenas para originar e receber chamadas. Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em 1990, o país contava com 667 aparelhos, número irrisório se comparado aos quase 48 milhões existentes atualmente. Hoje, o celular continua sendo um meio de comunicação, porém com múltiplas opções disponíveis.

Ao longo dos anos, modelos mais sofisticados foram surgindo, fazendo com que os celulares mais básicos começassem a ficar mais baratos. Essa mudança expandiu o alcance dos aparelhos, possibilitando a criação de um novo mercado voltado para as classes de baixa renda. O sistema pré-pago, criado após a privatização da telefonia móvel brasileira em 1997, foi o principal propulsor desse crescimento, representando 77% dos celulares. Esse crescimento, no entanto, não interferiu no setor de aparelhos pós-pagos (chamados de celulares com conta a pagar), que continua a aumentar as vendas, porém mais suavemente.

Do tijolão à internet de bolso

Nos últimos anos, o que antes era pesado, grande e com uma só cor, tornou-se um objeto menor, leve e com uma imensa variedade de cores e modelos, adequando-se ao gosto de qualquer consumidor. O antigo "tijolão" deu lugar a um novo tipo de aparelho que transcende o conceito de telefone e parece mais um pequeno computador de bolso. Os serviços oferecidos por cada operadora vão desde o simples envio de mensagens de texto até a troca de arquivos, gravação de fotos e vídeo, acesso à internet ou até mesmo a recepção de canais de TV no aparelho.